Exemplo de Texto para Postagem

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Dieta Cetogênica ajuda a emagrecer?

A dieta cetogênica é uma sugestão alimentar com o propósito de reduzir bruscamente o consumo de carboidratos e aumentar um pouco a ingestão de gorduras.

Além disso, ela propõe elevar moderadamente o consumo de proteínas. Em outras palavras, estas mudanças são realizadas para perder peso e melhorar seu índice de massa corporal (IMC).

No entanto, a orientação dos médicos é que uma dieta saudável seja composta por 55 a 75% de carboidratos, 10 a 15% de proteínas e 15 a 30% de gorduras.

Apesar de realmente proporcionar um emagrecimento rápido, a dieta cetogênica em contrapartida, favorece uma série de problemas de saúde, como:

  • Câncer
  • Hipoglicemia
  • Colesterol alto
  • Fadiga
  • Dores de cabeça
  • Falta de concentração.

Por que essa dieta ajuda a emagrecer?

A saber, a dieta cetogênica contribui para o emagrecimento porque reduz bruscamente o consumo de carboidratos que, apesar de serem a principal fonte de energia do organismo, é também, por meio deles, obtida a glicose.

Afinal, quando a redução de carboidratos é realizada, o corpo precisa, no entanto, retirar a energia de outras fontes. A segunda opção é a reserva de gordura que o nosso corpo possui. Uma vez que esta é queimada, a pessoa emagrece.

Em suma, o problema é que essa queima de gordura também leva a liberação de substâncias chamadas de corpos cetônicos, que em excessos causam enjoos e náuseas.

Como funciona a dieta cetogênica:

A dieta cetogênica é antes de mais nada composta por 10 a 15% de carboidratos, 50% de gorduras e 30% de proteínas, enquanto, os carboidratos simples, aqueles de fácil absorção, estão certamente proibidos.

Desse modo, não há restrição quanto aos tipos de proteínas e de gorduras, enquanto os embutidos e as carnes vermelhas estão liberados.

Alimentos permitidos:

Os principais alimentos que fazem parte do cardápio da dieta cetogênica são, acima de tudo, fontes de gorduras e proteínas. Alguns dos alimentos permitidos são:

  • Peito de frango
  • Carnes vermelhas
  • Peixes
  • Ovos
  • Carne suína
  • Embutidos (como peito de peru e presunto)
  • Requeijão
  • Oleaginosas
  • Azeite de oliva
  • Manteiga
  • Alface
  • Verduras verdes escuras, como brócolis e espinafre

Assim sendo, os alimentos não permitidos na dieta cetogênica são os carboidratos, principalmente os de fácil absorção, como:

  • Pães brancos
  • Arroz branco
  • Açúcar

Dieta cetogênica e câncer

Muitas pessoas acreditam que a dieta cetogênica pode auxiliar do tratamento do câncer porque, enquanto não há consumo de carboidratos, as células cancerígenas são incapazes de usarem os ácidos graxos no lugar da glicose como fonte de energia.

Entretanto, por mais que o corpo não esteja se alimentando de glicose, é certo que nesse meio tempo ainda há produção de glicose pelas células e aparentemente as células cancerígenas conseguem viver e se reproduzir nessas condições.

Ademais, em um estudo publicado pela revista científica Nutrition em 2012, 10 pacientes com câncer avançado se submeteram à dieta cetogênica por 28 dias. Logo após, a doença ainda progrediu em 4 pacientes, por outro lado, 5 estabilizaram e um teve, sobretudo, uma melhora parcial do tumor.

Portanto, ainda não dá para dizer certamente se esse tipo de dieta realmente colabora para quem sofre com câncer, pois é preciso estudos maiores com o intuito de se chegar a uma conclusão sobre o tema.

Cardápio:

A seguir, confira um exemplo de cardápio da dieta cetogênica:

  • Almoço: picanha com brócolis temperado com azeite de oliva
  • Lanche da tarde: castanhas.
  • Jantar: salmão grelhado com salada temperada com azeite oliva.